Como funciona a busca rápida: detalhes
Last updated
Last updated
Uma explicação adicional acerca de como a busca rápida funciona: existem três tipos diferentes de busca ocorrendo em pararelo quando você utiliza a busca rápida:
1) Busca específica por número de referência. Isso baseia-se no reconhecimento de um formato conhecido do número de referência de itens de trabalho no sistema, e retorna resultados relacionados a Tickets, Cases, Ações que possuam tal número. Você pode simplesmente digitar a referência, como ‘40308-T’ e o sistema irá reconhecê-la como tal. Você não precisa inserir um código.
2) Busca por campos de dados personalizados. Como descrito acima. O sistema saberá quando realizar esse tipo de busca quando você adicionar um código conhecido, como ‘FN:’. Será realizada a pesquisa por um campo que contenha o valor específico que você inseriu. Veja mais notas sobre o assunto abaixo, em Caracteres Coringa.
3) Busca por texto livre para itens de trabalho, comunicações e pessoas em relação a qualquer coisa que você digitar que não se encaixe nos dois tipos de dados reconhecidos. O sistema de busca por texto livre pesquisa por palavras individuais em vários atributos de itens de trabalho, comunicações e pessoas do sistema, por exemplo: título do item de trabalho, sujeito e corpo do e-mail.
4) 'Iniciar com’ – buscando por arquivos – o sistema usa a lógica ‘começa com’ para buscar por arquivos e adiciona caracteres coringa ao FIM dos textos buscados. Isso significa que quando você busca por um arquivo chamado ‘Processamento da Fatura.docx’, buscar por ‘Fatura’ não irá encontrar o arquivo – buscar por ‘Processamento’ sim.
Enquanto pesquisa, o sistema irá adicionar um caractere coringa ao FIM do texto de busca, mas não no começo.
Para pesquisas por dados personalizados especificamente, um exemplo do comportamento seria: ao buscar por “p:John Smi”, a pesquisa retornaria o valor “John Smith” no campo ‘pessoa’, enquanto a busca por somente “p:Smith” NÃO retornaria isso.
Resumindo: na busca de dados personalizados, estamos buscando pelo valor específico de um campo, ou o começo do valor. Buscas por texto livre não são exatamente assim, já que tal pesquisa irá tentar encontrar uma correspondência em cada palavra que é inserida na busca, em detrimento de um valor como um todo.
Caracteres coringa são adicionados ao fim de pesquisas por número de referência também.
Enquando você digita na Busca Rápida, o sistema irá utilizar caracteres coringa em cada última palavra. Por exemplo, se você está digitando um texto livre: "John retorna prio". O Sistema irá usar de caracteres coringa para completar a última palavra, e retornará resultados com, por exemplo, a palavra ‘prioridade’.
Uma vez que você pressiona a telca de espaço o sistema conclui que você terminou de digitar a palavra e não utiliza desse artifício.
Para manter o desempenho do sistema, os seguintes termos são ignorados das buscas::
Palavras com 1 a 2 caracteres.
Palavras na “lista de impedimento” do sistema. São palavras comuns padrão, como “e”, “o”, “eu”, etc., que poderiam retornar resultados em excesso. Consulte aqui a lista de impedimento completa de palavras que são ignoradas nas buscas (na busca rápida e em quaisquer outras buscas do sistema).
Caracteres específicos definidos para serem ignorados, por exemplo: “*”, “?”, “@”, etc., especificamente na busca rápida. Consulte aqui a lista completa de caracteres ignorados. Isso significa, por exemplo, que, ao buscar por um cliente.com na busca rápida, as palavras “cliente” e “com” seriam buscadas. Sendo assim, recomenda-se colocar essas combinações de palavras entre aspas para buscá-las como uma frase específica. Sendo assim, buscar por “cliente.com” provavelmente retornará os resultados que você procura.
A busca rápida é uma busca voltada para texto. Inserir datas no lugar de texto irá retornar resultados inconsistentes. Use “aspas” onde possível se isso auxiliar na busca por uma sequência de palavras.
Use as barras de data para buscar por resultados em períodos específicos.
Quando buscar por múltiplas palavras, a busca utilizará a lógica do ‘E’ ao invés de ‘OU’, por exemplo, retornando itens com as palavras Maçã E Banana E Pêra.
É importante notar que a Busca Rápida realiza três buscas independentes:
uma para itens de trabalho (Cases, Ações e Tickets)
uma para Emails que podem estar relacionados aos itens
e uma por pessoas.
Um efeito disso é, por exemplo, se você está buscando por combinações de três palavras, como maçã, banana e pêra, a Busca Rápida irá retornar resutlados de quaisquer itens de trabalho onde essas palavras ocorre, e separadamente emails nos quais as três palavras ocorrem. Situações em que duas das três palavras aparecem nos itens de trabalho, e a terceira palavra está apenas associada a um email, não seriam retornadas em nenhuma busca.
Os atributos específicos pelos quais a busca por itens de trabalho é feita são os seguintes:
Referência do item de trabalho
Título
Nome do cliente
Nome do fornecedor
Nome do contrato
Nome do serviço
Nome da linha de serviço
Nome do tipo de processo
Os atributos específicos pelos quais a busca por comunicações é feita são os seguintes:
Título do email
Corpo do email
Endereços do email (de, para, Cc, Cco)
Nota interna (para notas adicionadas no Enate/autoatendimento)